Férias de inverno remetem ao aconchego dos vales cobertos por vinhedos, os tons terrosos que contrastam com a neblina e, claro, à cultura e gastronomia.
Essa experiência cheia de contrastes pode ser vivida em um local especial na Serra Gaúcha. Que tal descobrir o que fazer no Vale dos Vinhedos? A região é considerada patrimônio histórico do Rio Grande do Sul pela relevância pro turismo local.
A uva e o vinho estão entre as primeiras atividades econômicas dos imigrantes italianos que se instalaram na Serra Gaúcha. As cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, que compõem o Vale dos Vinhedos, são referências nacionais na produção de vinho e no enoturismo.
A combinação entre as vinícolas locais e o turismo se desenvolveu a partir da qualidade da bebida local, que atrai cada vez mais visitantes, ano após ano.
Que tal ser um desses visitantes, tchê?
O que fazer no Vale dos Vinhedos
As vinícolas e suas imperdíveis degustações de vinhos são o carro chefe desses passeio. Se tu ainda não sabe o que fazer no Vale dos Vinhedos, começa reservando um dia para conhecer, degustar e vivenciar a rotina da produção de vinho em sua essência. Conheça as variedades de vinhos específicas da região, como o Merlot e os espumantes, que são as estrelas da vitivinicultura do estado.
Tu sabia? A região foi a primeira do Brasil a receber, em 2012, o selo de Denominação de Origem — um reconhecimento às características que representam o local. Desde então, os vinhos da Serra Gaúcha têm ganhado cada vez mais qualidade e reconhecimento no país e no mundo.
O passeio entre as vinícolas pode ser o motivador para visitar o Vale dos Vinhedos, mas há outras atrações que tu pode aproveitar. É que o solo não foi generoso apenas com as uvas.
O basalto, pedra encontrada exclusivamente na região, é matéria-prima de um dos maiores escultores do país, João Bez Batti. O ateliê do artista fica em Bento Gonçalves, cidade que corta o Vale dos Vinhedos e é aberto à visitação. Imperdível, já que é o próprio João que te recebe por lá.
A região também é marcada pelo legado histórico dos imigrantes italianos. A partir de 1875, famílias inteiras se instalaram na Serra Gaúcha e desenvolveram o que hoje é referência nacional nos setores de indústria, comércio e serviços.
Compreender como o Vale dos Vinhedos se tornou essa potência, é encantador e uma ótima opção de atividade, já que a história de superação e trabalho dessas famílias é inspiradora.
Toda essa infraestrutura que contempla cultura e história também permite que os visitantes tenham deliciosos momentos ao ar livre, contemplando os plátanos — árvore bastante encontrada na região.
Que tal uma caminhada por rotas históricas, museus e, claro, pelo comércio local? Tu também pode passear de bicicleta sentido o vento frio no rosto enquanto o sol te aquece, experimentando um misto de emoções que apenas o Vale dos Vinhedos pode proporcionar.
Hospedagem de alto padrão: conheça o Estribo
O Vale dos Vinhedos fica há poucos quilômetros de um dos principais destinos de hospedagem do Rio Grande do Sul. Isso significa que tu pode fazer os teus passeios pelo Vale e depois, tirar uns dias pra conhecer o Estribo Hotel Estância, um hotel-fazenda tradicionalista que fica em Santo Antônio da Patrulha e mantém a atmosfera acolhedora do inverno gaúcho aliada à tradição marcante do estado.
A localização privilegiada faz com que tu chegue até aqui depois de uma viagem de pouco mais de duas horas. E vale a pena: o Estribo te recebe de forma única, com atividades culturais, gastronomia baseada na tradição gaúcha e com ambientação típica, com alto padrão de conforto e serviços.
O deslocamento compensa por si só, já que o trajeto é marcado por paisagens belíssimas da natureza entre a Serra Gaúcha e a região metropolitana de Porto Alegre. Mas a experiência no Estribo vai além. Não te surpreende se, depois do jantar, um artista local abrir a gaita pra fazer um fandango intimista pros hóspedes.
E o que tu acha de acordar cedito pra cavalgar nos campos cobertos pela geada? Tu vai ver a manhã ensolarada se impondo sobre o gelo e aquela fumaceira transformando teu passeio em um cenário bucólico e emocionante.
E o melhor: voltar para o hotel-fazenda e se deliciar com a gastronomia típica gaúcha, mas com aquele toque de chef que amplia a experiência com os sabores. Assim serão teus dias e da tua família aqui no Estribo.
Gastronomia no Estribo: experiência única
Por falar em gastronomia, vou te contar o que de melhor se prova por aqui. A começar pelo café da manhã típico de fazenda, com produtos regionais, como pão caseiro, geleias e fiambres fresquinhos e exclusivos.
No almoço, tu pode provar um típico churrasco gaúcho, com os melhores cortes de carnes de ótima procedência. O tradicional arroz de carreteiro também é um dos pratos de destaque do cardápio. Para harmonizar, que tal um ótimo vinho da Serra Gaúcha? O Estribo valoriza a enologia local e conta com uma carta exclusiva, elaborada com todo carinho para os hóspedes do hotel.
Quem conhece o Estribo sempre volta
Quem passa férias no Estribo não esquece jamais. Isso porque a experiência por aqui se torna um investimento no bem-estar da tua família. Vamos te provar que isso é verdade. Olha o que a Marina Morais disse sobre as férias de inverno no Estribo: “Passamos dias incríveis no Estribo. Que delícia foi vivenciar o campo com a minha família no ritmo simples e delicioso”.
A Sílvia Tomasi também tem um recado pra ti: “Encantador é apenas uma bela palavra para expressar o quão maravilhoso é este lugar”. E aí, ficou com vontade de conhecer o Estribo? Então te prepara para essa declaração da Araceli Bianchini: “Eu amo esse lugar, esse ano voltaremos”. Tchê, esse reconhecimento é fruto do trabalho de excelência que o Estribo faz todos os dias.
Por isso, na hora de pensar nas férias de inverno, não esquece das dicas sobre o Vale dos Vinhedos, e, claro, de finalizar o teu passeio relaxando no Estribo. Aqui, o alto padrão em hospedagem vai te proporcionar momentos únicos de boas memórias com a tua família. Reserva agora tua estadia e garante os melhores momentos das tuas férias.