Flores para Jardim: descubra quais são as mais indicadas pela Marga

O Rio Grande do Sul é conhecido pelo frio de renguear cusco. Além disso, no verão, os dias podem ficar bem quentes. Levando em conta esse clima com estações bem definidas, pode ser um desafio manter um jardim colorido e bonito no ano todo. 

Por isso, convidamos a Marga, que cuida das flores aqui do Estribo, para explicar como fazer um jardim bonito, daqueles que tiram o fôlego e abraçam a alma. 

Te aprochega e vem conferir essas dicas valiosas. 

Quem é a Marga e a sua relação com as flores

Planejar e cuidar de um jardim é uma verdadeira arte. Talvez seja por isso que os jardins do Estribo parecem pinturas de tão estonteantes, afinal, eles são cuidados com todo o carinho pela Marga. 

Margarete é a matriarca da família Orso, uma pessoa cheia de alegria nos olhos e amor para dar. Ela sempre foi apaixonada pela natureza e pelas plantas e, certa vez, em uma conversa de sofá, expressou a vontade de plantar árvores e coisas bonitas nas terras que a família tinha em Santo Antônio da Patrulha. 

Foi então que o saudoso Seu Pedrinho sugeriu a construção de um hotel, pois seria o local perfeito para a Marga expressar a sua paixão pelas plantas. Nasceu, assim, o Estribo Hotel Estância. 

E até hoje, a Marga segue espalhando o seu amor pelos jardins do Estribo, e a natureza retribui com um cenário florido e uma beleza incrível

Por que escolher as flores certas é importante

As flores, em suas diversas formas, cores e fragrâncias, são os elementos que mais encantam em um jardim. Elas atraem borboletas, beija-flores e outros polinizadores, promovendo a reprodução das plantas e a manutenção do equilíbrio ecológico.

Mas a escolha das flores certas para cada ambiente é um fator essencial para a boa manutenção do jardim. 

A Marga nos contou algumas dicas para escolher flores para jardim:

“Antes de escolher a espécie, é preciso entender o ambiente, se o lugar apanha sol o dia inteiro ou apenas uma parte do dia, se o solo é úmido ou mais seco, se é uma área que pode ser atingida por geada… Depois de entender o ambiente, é que as espécies devem ser escolhidas.” 

Além disso, ela explicou como fazer um jardim com plantas em vasos

“Ao plantar em vasos, cuidar para que sejam sempre espécies que gostem da mesma quantidade de água. Por exemplo, não plantar alecrim com manjericão — uma das duas provavelmente vai morrer se plantadas no mesmo vaso. Entender que ao plantar arbustos, árvores, frutíferas e flores cultivadas em vasos, principalmente nas épocas de seca, a irrigação deve ser praticamente diária, pois a planta não tem mais terra além do vaso para ajudar a mantê-la úmida.” 

Conhecendo as flores e plantas recomendadas pela Marga

Segundo a Marga, o clima do Rio Grande é favorável para a plantação de espécies com origem europeia, já que o clima é semelhante. 

Baseado nas variedades de plantas que adornam o Estribo, indicamos:

Variedade de árvores

Para um jardim bonito e saudável, o ideal é mesclar as espécies, incluindo algumas opções frutíferas. 

Eucalipto Cinerea: árvore de grande porte com tonalidade azul acinzentada, é ótima para sombra, perfumada e não perde a folha no inverno. 

Prunus Cerasifera Pissardii: com folhas de tonalidade vinho, perde a folha no inverno e suas flores se assemelham com as de pessegueiros.

Liquidambar: é a árvore símbolo do outono gaúcho. Antes de perder suas folhas, ela fica com tons que vão do amarelo ao vermelho. 

Cerejeira Japonesa: encantadora pela sua florada rosa na primavera. 

Oliveiras: indicada para plantio em locais secos, não perde a folha no inverno. 

Acer: com diversas espécies do grupo, são árvores de pequeno porte, que ficam completamente vermelhas antes de cair a folha. Algumas já têm essa cor na brotação e permanecem assim até cair a folha, como é o caso do Acer Atropurpureum. Em outras espécies, é possível observar a transação da brotação verde para o vermelho no outono, como é o caso do Acer Palmatum. 

Limão Siciliano: frutífera que se adapta muito bem em vasos para adornar varandas e jardins, como no restaurante do Estribo. 

Macieira do Paraíso: árvore de pequeno porte, com folhas avermelhadas desde sua brotação, que florescem em tons róseos na primavera.

Estremosas: árvores de pequeno porte, que florescem no verão. No outono ficam com as folhas em tom avermelhado antes de cair. 

Arbustos com colorações interessantes

Os arbustos são ótimas opções para complementar a beleza do jardim. A nossa dica é optar por espécies com diferentes cores de folhas, como: Loropetalum Chinensis, Westringia, Berberis, Camélias, Capim do Texas e Buxus.

Ciprestes para encantar

Os Ciprestes são conhecidos aqui no Estribo por encantar os hóspedes logo na entrada da Estância. Nossas sugestões para montar o seu jardim são as espécies: Kaizuka, Glauca, Nevado e Italiano.

 Flores para jardim

Quando tu pensa em como montar um jardim, certamente pensa nas flores. No clima gaúcho, algumas opções que se adaptam bem são: Gerânios, Lavandas, Lantanas, Scaevolas, Roseiras, Dimorfotecas (margaridas), Impatiens, Plectrantus e Dipladênias. 

 Trepadeiras para ornamentar

Por fim, sugerimos as trepadeiras para ornamentar os jardins, tornando muros, paredes e pergolados ainda mais belos. Confira algumas opções: Glicínia, Falsa vinha, Jasmim dos Poetas, Jasmim Leite, Madressilva, Roseiras Trepadeiras e Três Marias.

Como fazer um jardim

Para ter um jardim sempre bonito, a dica é misturar variedades perenes que não precisem de troca nas estações. Por exemplo, uma combinação interessante é usar o Loropetalum Chinensis, que possui folhas avermelhadas, com as lavandas, que têm a folha acinzentada. 

Além disso, é preciso manter uma rotina de adubação adequada e se atentar à irrigação. Algumas espécies não toleram solo úmido, como as Oliveiras, Ciprestes, Lavandas e Lantanas.

A exposição solar também é um fator muito importante na hora de escolher flores para jardim. Os Gerânios, por exemplo, são bem comuns aqui na Estância e estão sempre em janelas, beirais ou vasos, pois precisam de quatro a seis horas de iluminação solar direta.  

E se tu plantar roseiras arbustivas, deve ficar atento à poda. O ideal é fazer uma vez por ano entre os meses de maio e junho. Elas devem ser cortadas deixando apenas três gemas em cada galho, de baixo para cima. 

Benefícios de ter um jardim bem-cuidado 

Cuidar de um jardim é um presente para o corpo, mente e alma. O contato com a natureza favorece o bem-estar físico. Já para a mente, o verde proporciona relaxamento, redução do estresse, aumento da criatividade e melhora do humor. 

Para a Marga, cuidar dos jardins da Estância é a realização de um sonho:

“Fazer jardins é sonhar… com a infância, cheiro de terra, grama molhada, perfume de jasmins, lavandas, alecrins… É entender que cada estação é única e que a beleza está na transformação e renovação de cada espécie. O jardim sempre será lindo se for cuidado com amor, (…) e isso pode ser sentido quando agrada aos olhos e toca a alma.”

Conheça as flores do jardim do Estribo

A estadia no Estribo já é uma experiência memorável pelos jardins exuberantes que envolvem esse pago abençoado. Mas o encantamento não para por aí. 

Na Estância, tu vive uma verdadeira imersão na cultura gaúcha, com atividades especiais, acomodações aconchegantes e uma culinária tão deliciosa que é de lamber os beiços. 

Esperamos que tu tenha gostado das nossas dicas sobre como fazer um jardim, e se quiser conhecer o nosso de perto, já sabe né? Faz a tua reserva!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *