Viagem em Família: duas crianças escorregando na grama dentro de caixas de papelão

Os 5 lugares mais bonitos (e inesquecíveis) pra uma viagem em família na região Sul

Passear com a família é um dos melhores programas pra criar memórias inesquecíveis, né? Mas, quem organiza o roteiro da viagem em família tem a difícil tarefa de montar um cronograma que agrade aos pais e aos filhos, além de contemplar lugares lindos, divertidos e especiais. É uma tarefa que dá trabalho, a gente sabe bem!

Se você planeja vir ao Rio Grande do Sul passar uns dias no Estribo Hotel Estância, mas também quer conhecer outras belezas do nosso estado e aproveitar dias de muita diversão, aventura e vistas lindas de tirar o fôlego, você precisa conferir as 5 dicas que separamos pra você.

No artigo de hoje, nós separamos uma lista com 5 lugares incríveis no Rio Grande do Sul. O melhor de tudo, é que nós pensamos em lugares que sejam de fácil acesso, já que tu vai te hospedar no Estribo. Todas as nossas sugestões estão pertinho do hotel e tem algumas que tu consegue ir e voltar pra cá no mesmo dia. Imperdível, né? Então, vem ler nossas dicas e seja muito bem-vindo ao nosso blog!

Viagem em Família: duas crianças escorregando na grama dentro de caixas de papelão
Crédito: Rapha Sant’Anna

1 – Mátria Parque das Flores – São Francisco de Paula

Uma super novidade na região, inaugurado em novembro de 2021, o Mátria Parque das Flores é um complexo de 50 hectares de terra focado especialmente em flores. Localizado há cerca de uma hora e 15 minutos do Estribo Hotel Estância, o parque tem um acervo de sete milhões de mudas de plantas, de mais de 300 espécies diferentes.

Um dos destaques é um roseiral que foi plantado no local, com mais de 22 mil rosas com material genético importado da Alemanha. Quem visitar o Mátria Parque das Flores também vai conferir cerca de 12 mil árvores e um túnel de glicínias de 102 metros de extensão. Lá, ainda existem áreas de preservação permanente, um lago e coxilhas, um tipo de relevo comum nos pampas gaúchos.

Se tu é fã desse tipo de passeio, mais tranquilo e em contato com a natureza, é possível visitá-lo enquanto está hospedado no Estribo. Saindo logo cedo pela manhã, tu e tua família podem aproveitar o dia apreciando as flores e voltar no final da tarde pro hotel!

Viagem em Família: vista do Mátria Parque das Flores em São Francisco de Paula no Rio Grande do Sul
Crédito: Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula

2 – Viagem em família pra Gramado

Gramado é um dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros quando viajam ao Sul do Brasil. Conhecido como um ótimo passeio pra casais, que buscam passar uns dias em clima de romance, Gramado oferece uma gama incrível de atividades pra famílias com filhos pequenos ou pra quem tem pré-adolescentes em casa!

Além da cidade contar com ótimos restaurantes, cafés e vistas lindíssimas, como o Lago Negro, Gramado também conta com ótimas opções pra se divertir com aventuras radicais, ter contato com animais e aproveitar os momentos em família.

Pra quem gosta de frio, uma boa pedida é o parque Snowland. Lá, é possível fazer brincadeiras que envolvem esportes de inverno, como esqui e snowboard. Ah, pra quem tem filhos pequenos a partir de 6 anos, é possível participar de aulas pra aprender os esportes na neve!

Outra boa dica é o GramadoZoo, que é um zoológico diferente do que tu está acostumado. Lá, os animais não ficam em jaulas e o zoológico atua em pesquisa e conservação ambiental. Ou seja, os animais são criados em viveiros, o que garante o bem-estar deles. No GramadoZoo, os visitantes vão conhecer apenas espécies da fauna brasileira e, em alguns casos, é possível até alimentá-los com a ração específica!

3 – Cachoeiras em Rolante

Um ótimo programa, super pertinho do Estribo, e pra quem adora água e natureza são as cachoeiras em Rolante. Esse é mais um passeio que tu pode fazer enquanto estiver hospedado aqui no Estribo, afinal, de carro, são apenas 30 minutinhos de distância entre o hotel e as cachoeiras!

A Cascata das Andorinhas, que também é conhecida como Gruta das Andorinhas, é a principal queda d’água em Rolante e garante aos visitantes belas paisagens e um dia inesquecível com a família. As rochas foram esculpidas pela água ao longo do tempo e formaram uma espécie de cânion, onde a água despenca.

Viagem em Família: cachoeira do município de Rolante no Rio Grande do Sul
Crédito: Secretaria de Turismo de Rolante

4 – Cânions nos Campos de Cima da Serra

Uma ótima opção de passeio tanto pra quem gosta de calor quanto de frio, os Campos de Cima da Serra são perfeitos pra passeios em casal ou em família. Pra quem gosta de destinos mais calmos e silenciosos, essa é uma ótima escolha. Porém, se engana quem pensa que é só isso! Afinal, Ausentes também conta com 127 quedas d’água pra agradar aqueles que adoram um passeio que envolve água.

O trecho mais famoso, conhecido como A Trilha das 5 Quedas, leva os visitantes às cachoeiras do Vale do Rio das Antas. Ao todo, durante a caminhada, são cinco cachoeiras, além das lindas vistas dos vales de araucárias. Uma típica representação do Rio Grande do Sul. Além disso, ainda é possível aproveitar pra visitar os cânions famosos do município.

Os famosos Cânions do município são o ponto mais alto do Rio Grande do Sul, com 1403 km de altitude. Pra quem adora aventura, é possível chegar bem pertinho do pico do Cânion! O passeio, com certeza, vai garantir vistas incríveis do nosso estado.

5 – Viagem em família pelo Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves

Se engana quem pensa que a Serra Gaúcha se resume apenas à Gramado. O Vale dos Vinhedos é um lugar incrível pra conhecer com a família! A região compreende uma rota rural que abrange três municípios gaúchos: Monte Belo do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves, onde se encontra a maior parte do roteiro turístico.

Quem gosta de vinhos, paisagens bonitas e calmaria, precisa conhecer o Vale dos Vinhedos! Além disso, tu vai estar imerso na cultura dos imigrantes italianos, representada pela hospitalidade nos serviços oferecidos, pela gastronomia farta e pelas várias vinícolas da região.

Como o Estribo Hotel Estância fica super próximo do Aeroporto de Porto Alegre, se tu vier de avião, fica muito fácil conhecer todos esses destinos turísticos do estado e, depois, voltar pra cá e tirar umas “férias das férias”! Afinal, depois de tantos passeios tu e tua família vão precisar de alguns dias de descanso e relaxamento. Por isso, nós sugerimos que tu venha pra cá depois de fazer todos esses passeios! A gente garante que tu vai descansar e voltar pra casa depois já querendo retornar pro Rio Grande do Sul!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *