Hotel Gaúcho: três gaúchos pilchados tomando chimarrão

Hotel gaúcho: Descubra como se conectar com o tradicionalismo rio grandense

Reservar uns dias em um hotel fazenda, às vezes, é tudo que tu precisa né? Passar um tempo em família, ter um contato maior com a natureza, praticar atividades físicas, enfim, uma série de possibilidades que nos permitem dar uma pausa dos dias conturbados. Mas tu sabes qual é a diferença de fazer essa hospedagem em um hotel gaúcho?

Bem, o Estribo é um hotel localizado em Santo Antônio da Patrulha, no interior do Rio Grande do Sul e, por aqui, as raízes da cultura gaúcha fazem parte do nosso dia a dia. Por isso, construímos nossa Estância, com o desejo de mostrar aos nossos hóspedes as belezas da nossa terra e cultura.

Quer descobrir os segredos da nossa querência* e como tu pode se conectar com o tradicionalismo gaúcho por aqui? Então puxa o cepo* pra ler esse artigo.

Entrando com o pé direito

A primeira coisa que precisas saber é que, ao contrário de outros hotéis fazenda, até mesmo do Rio Grande do Sul, nosso hotel estância foi criado a partir de uma fazenda que já existia. Nosso fundador, seu Pedrinho Orso, apaixonado por sua família e pela tradição gaúcha, viu nessas terras uma possibilidade de tornar seu sonho de guri*, uma realidade. Contamos um pouco mais dessa história no Causos da Estância, nossa newsletter quinzenal, tu não pode perder.

O fato é que, com a fazenda já estabelecida, fomos apenas construindo as instalações do hotel, pra que pudéssemos melhor recepcionar os hóspedes que por aqui passariam. Mas o essencial já estava presente, um lindo pago*, repleto de verde, de rios e açudes*, e do barulho dos bichos perambulando soltos, como tem que ser.

Todo esse contato com a natureza com certeza nos coloca na lista de melhores hotéis do Rio Grande do Sul. Fazemos questão de valorizar cada pedacinho de chão e incentivar que nossos hóspedes também tenham essa experiência por meio de nossas atividades. Todo final de tarde, por exemplo, nos reunimos num cantinho da estância pra apreciar o pôr do sol, tomando um mate* e ouvindo uma bela poesia gaúcha criada especialmente pro Estribo.

Dá só uma olhada no nosso infográfico pra ver essa e as outras infinitas possibilidades de atividades que tu vais encontrar por aqui.

A Tradição do hotel gaúcho

O próprio fato de estarmos localizados no interior do Rio Grande do Sul, também traz um grande diferencial pra quem nos visita: as mudanças de estações ao longo do ano. Sim, sabemos que elas também existem em todos os outros lugares do Brasil, mas é que o nosso estado é o único que pode proporcionar uma verdadeira experiência de inverno, por exemplo, por suas baixas temperaturas que não são vistas em outros estados.

No hotel, fizemos questão de manter presente a história de onde viemos, as origens do povo gaúcho e da família Orso. Os móveis que preenchem nossas acomodações foram construídos com madeiras de antigas construções açorianas e polonesas que foram abandonadas no interior. Cada ambiente conta com obras de Vasco Machado, que retrata lindamente seu amor pelo tradicionalismo em lindas pinturas. Além disso, também temos espalhadas pelo hotel, plaquinhas com expressões típicas da nossa terra, uma grande paixão de quem passa uns dias aqui com a gente.

Esse amor pela tradição gaúcha, com certeza, é herança do seu Pedrinho, que tal qual um bom gaúcho, passou os costumes da nossa terra adiante, ensinando seus filhos desde pequenos a valorizar e amar sua querência. Quem trabalha no Estribo também teve essa criação e sabe a importância da nossa cultura, por isso, fazemos questão de trabalhar com a nossa indumentária típica: pilchados*.

Hotel Gaúcho: três gaúchos pilchados tomando chimarrão

Os segredos da gastronomia

Tem coisa mais gaúcha do que uma boa carne assada? Aqui no Estribo damos a atenção que a gastronomia merece, com um cardápio repleto de delícias da nossa terra e, o melhor de tudo, nosso tradicional costelão feito no fogo de chão nas quartas-feiras e sábados, difícil de achar em outros hotéis da região.

Lembram da fazenda que já existia por aqui antes de construirmos nosso hotel? Nela, criamos gado da raça Angus, presente no Brasil há mais de 100 anos e reconhecida por sua maciez, suculência e sabor superior. Então, toda a carne preparada em nossos espaços gastronômicos são garantia de uma deliciosa refeição.

Pra acompanhar todas essas delícias, contamos com uma excelente carta de vinhos. Mas, com um diferencial, todos os rótulos são de produtores gaúchos, mais uma forma de mostrar o que é nosso. A riqueza da cultura gaúcha também se reflete no chimarrão, com cuias e água quente sempre disponíveis pros hóspedes que desejam experimentar nossa iguaria. Inclusive, tchê*, por aqui tu tens a oportunidade de aprender a fazer teu próprio mate, bom demais.

No inverno, aproveitamos o friozinho pra tomar um bom mate, trovar* com os hóspedes e aguardar o preparo do costelão comendo uma boa bergamota* ou pinhão*. Bah, deu até saudade do friozinho, né?

Quer programar tua viagem pra nos visitar no inverno? Então baixa esse baita checklist que a gente preparou pra não esquecer nada em casa.

Hotel Gaúcho: criação de gado pastando

A Cultura do hotel gaúcho

Pra manter o corpo de pé, também precisamos alimentar a alma. Aqui no nosso hotel estância fazemos isso através de diversas experiências tradicionalistas, como tu provavelmente já pôde perceber.

Começando pela trilha sonora. Em nossos ambientes, tocamos apenas músicas tradicionalistas. De certa forma, elas funcionam como um aquecimento pros shows nativistas que acontecem por aqui nas terças-feiras e sábados depois do jantar. Quer entrar no clima? Então escuta a nossa playlist no Spotify, vivente*.

Fazemos questão de honrar a presença desses artistas na nossa querência. Em uma parede aqui do hotel, temos todos os objetos deixados por eles pra marcar sua passagem por aqui.

Além disso, a cultura gaúcha é reconhecida por diversos jogos tradicionais, como a bocha, o quatrilho, a bisca e o truco. Aqui no Estribo, trazemos algumas dessas atividades pra nossa rotina, inclusive preparamos um regalo* pra entregar aos nossos hóspedes quando estão se despedindo no check-out e voltando pra suas terras natais: um baralho de truco próprio, ilustrado pelo Artista Vasco Machado com exclusividade para a Estância.

Hotel Gaúcho: parede com vinis de cantores e bandas tradicionalistas

Viu? São muitas opções pra tu imergir na cultura gaúcha e te apaixonar pelo nosso tradicionalismo. Então não perde mais tempo vivente, junta teus pilas* e vem se hospedar com a gente. Temos tarifas especiais durante a semana.

Mini dicionário gauchês

*Querência – nossa terra natal
*Puxar o cepo – sentar pra tomar um chimarrão
*Guri – menino
*Pago – lugar em que os antigos gaúchos se reuniam pra tomar chimarrão
*Açude – lagoa
*Mate – apelido pra chimarrão
*Pilcha – nome da indumentária tradicionalista
*Tchê – uma expressão de muitos significados, mas associada geralmente à exclamação ou espanto, assim como forma de se referir a alguém
*Trovar – conversar
*Bergamota – fruta conhecida em outros estados pelo nome de mexerica
*Pinhão – semente comestível da araucária, árvore típica das regiões sul e sudeste do Brasil
*Vivente – pessoa
*Regalo – pequeno presente
*Pila – apelido pra dinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *