O papel do capataz na fazenda: o guardião da tradição

A lida no campo é uma verdadeira peleia: acordar cedo, trabalhar muito, mas, ao final do dia, sentir um orgulho imenso ao ver tudo funcionando perfeitamente na fazenda. E a pessoa mais primordial neste trabalho é, sem dúvidas, o capataz. 

Aqui no Estribo, quem cuida de tudo é o seu José Carlos Pereira Macedo. Ele está na família há quase quatro décadas e trabalha como um verdadeiro guardião da tradição campeira. 

Te aprochega pra descobrir a importância do capataz na fazenda e, de quebra, ainda conhecer a história marcante do seu José. 

Qual o papel do capataz na fazenda? 

O capataz na fazenda é aquela pessoa que comanda os peões e trabalha como se fosse um gerente da lida campeira. É ele quem organiza todos os afazeres do dia, cuida do gado, monitora as cercas… É uma lista tão longa de afazeres que, pode ter certeza, o sucesso de uma fazenda se deve, em grande parte, a ele. 

Conheça algumas das principais atribuições de um capataz na lida campeira.

Lidas diárias

Um bom capataz precisa conhecer bem o campo e os animais. Assim, ele administra melhor as lidas diárias. Isso inclui muitos afazeres, como:

  • Monitorar e consertar cercas,
  • Controlar o número de cabeças de gado e evitar fugas;
  • Observar a saúde dos animais;
  • Acompanhar o trabalho dos peões. 

Essas atribuições variam conforme cada fazenda, se o local tem um gerente ou não, se ela é voltada para pecuária ou plantio.  

Coordenar os peões

O capataz é o vivente que ajuda e coordena os peões durante o trabalho. Ele distribui as tarefas conforme a habilidade de cada um, orienta quando necessário e garante que a fazenda se mantenha produtiva e eficiente. 

Cuidar dos animais

Manter o bem-estar dos animais é uma das principais funções do capataz. Antigamente, eles desempenhavam a função de veterinário e até vacinavam e medicavam os animais. Hoje, os capatazes costumam apenas controlar se todos estão com as vacinas obrigatórias em dias, mantêm o estoque de produtos veterinários e garantem que os animais permaneçam saudáveis. 

Além disso, o capataz pode ser responsável pelo manejo de reprodução ao lado de zootecnistas, agrônomos e/ou veterinários. 

Orientação da equipe

O capataz desempenha um papel crucial na orientação e no treinamento dos trabalhadores, especialmente os menos experientes. Ele fornece instruções detalhadas sobre as técnicas de trabalho e os procedimentos de segurança a serem seguidos. Seu envolvimento com a equipe ajuda a garantir que todos os trabalhadores estejam capacitados para realizar suas tarefas com eficácia.

Gestão de recursos

O capataz supervisiona o uso eficiente dos recursos disponíveis, incluindo equipamentos, materiais e insumos agrícolas. Ele planeja e organiza as operações, contribuindo para a aumentar a produtividade e diminuir os desperdícios.

Sua capacidade de gerenciar os recursos de forma eficaz é crucial para o sucesso financeiro da fazenda.

Comunicação 

O capataz atua como um elo de comunicação entre os trabalhadores e a administração da fazenda. Ele relata o progresso das atividades, o estado das plantações ou do gado e qualquer problema que possa aparecer.

Preservar a tradição do campo

A lida campeira pode ser desafiadora, mas é extremamente satisfatória. Ver os animais se desenvolvendo saudáveis, plantas florescendo fortes e viver em meio à natureza é recompensador depois de um dia de trabalho árduo. 

O capataz é, de certa forma, aquele que mantém a tradição do campo viva. Além disso, ele inspira jovens peões a seguir esta carreira pouco falada, mas tão importante para o mundo da agricultura e da pecuária. 

Conheça o nosso capataz, José Carlos Pereira Macedo, o Carlito  

Agora que tu já conhece a importância do capataz nas lidas de uma fazenda, é hora de conhecer o José Carlos Pereira Macedo. A história dele com a família Orso começou lá em 1986. Naquela época, o saudoso Pedrinho Orso havia recém comprado um grande espaço de terras em Santo Antônio da Patrulha, no interior do Rio Grande do Sul. 

A intenção era usar a fazenda para criar gado Angus e cavalos crioulos, mas ele precisava de uma pessoa de confiança para cuidar das terras. Assim, foi até a cidade de Bom Jesus à procura de um capataz, e foi lá que os caminhos do seu Pedrinho e do seu José se encontraram. 

José trabalhava no campo desde que era guri e estava saindo de um trabalho justamente naquela época. Por isso, foi ao encontro do seu Pedrinho para conhecer a proposta de trabalho. Eles conversaram, se entenderam muito bem e José decidiu conhecer as terras. Chegando lá, se encantou e aceitou se mudar para trabalhar nos campos onde, anos depois, nasceria o Estribo Hotel Estância. 

O relato do seu José

Já faz 38 anos que o seu José faz parte da família e, ao longo de todo esse tempo, ele sempre manteve a alegria no rosto. Segundo ele, a sua maior felicidade é trabalhar no campo e sente muito orgulho em fazer parte do Estribo:

“Eu vim pra cá trabalhar com o seu Pedrinho e foi muito bom pra mim. (…) O que é que ele foi pra mim? Em primeiro lugar um patrão, ele foi um amigo (muito amigo) e um pai, um segundo pai. Pra mim foi muito gratificante e, por isso, eu tô aqui até hoje. É uma alegria.”  

Te aprochega e vem conferir o relato completo do nosso querido Carlito!

Gostou de conhecer a história do Carlito e gostaria de conhecer esse vivente que esbanja sabedoria e alegria? Tu pode encontrar com ele todas as manhãs na Ordenha. Nessa atividade, ele ensina crianças e adultos a ordenhar as vacas e ainda presenteia os hóspedes com uma bela prosa. 

Hotel-fazenda no Rio Grande do Sul

O seu José é apenas um exemplo de porque o Estribo é um lugar tão encantador. Afinal de contas, toda a nossa equipe sempre se dedica a tornar a sua experiência única e extraordinária.

Aqui na Estância, tua família pode viver uma verdadeira imersão na cultura gaúcha, com atividades que resgatam o passado e reconectam pessoas ao que é mais importante: compartilhar momentos especiais e criar memórias inesquecíveis.  

Então, se tu tá procurando um lugar fora do comum para descansar e viver experiências em meio a uma natureza encantadora, te aprochega pro Estribo! Clique aqui e faça a tua reserva! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *