Férias na Serra Gaúcha? Descubra o interior com muito tradicionalismo

Tchê, quando tu pensa em férias no Rio Grande do Sul… Talvez a primeira coisa que venha na tua mente seja a formosa Serra Gaúcha. Aqueles vinhedos, a comida boa e aquelas paisagens de tirar o fôlego, não é?

Tu pensa nisso porque tu sabe o que é bom. Realmente, a Serra Gaúcha é um destino de tirar o chapéu, tchê!

As maravilhas da Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha é uma terra de encantos sem fim. Com suas paisagens que lembram a Europa, vinhedos que se estendem por colinas e uma gastronomia que mistura tradições italianas e alemãs, é um destino que fascina qualquer um.

É um baita passeio passear pelas ruas de Gramado e Canela, sentir o aroma dos vinhos em Bento Gonçalves, e se perder no charme das pequenas cidades como Nova Petrópolis e Garibaldi.

As belezas naturais, como o Parque do Caracol e a Cascata do Caracol, são um espetáculo à parte. Realmente, a Serra Gaúcha é um pedaço da Europa no Brasil, com um charme que só ela tem.

Mas, bah tchê, e se eu te contar que tem mais do Rio Grande pra tu descobrir!? Que tal tu acrescentar um toque ainda mais gaúcho à tua viagem?

Depois de explorar a Serra, tu pode ir além e te bandear pros lados de Santo Antônio da Patrulha, no Estribo Hotel Estância, um lugar que é um verdadeiro retrato do nosso Rio Grande, com toda sua cultura e tradição, em meio aos campos e uma natureza riquíssima!

O Estribo Hotel Estância

Te aprochega, deixa eu te contar sobre o Estribo Hotel Estância, um lugar louco de especial que fica há apenas 88 km da Serra Gaúcha. Pra chegar lá, tu vai pegar a estrada por uma hora e meia até Santo Antônio da Patrulha. E o trajeto vale cada minuto, vivente!

O Estribo é um lugar que te recebe com o calor humano típico do nosso povo e te envolve com a cultura gaúcha autêntica. Aqui, tu vai acordar com o canto dos pássaros, assistir a um pôr do sol de tirar o fôlego e saborear um churrasco que só os gaudérios sabem fazer.

O Estribo foi eleito o 2º Melhor Hotel Fazenda do Brasil no Concurso Melhores Destinos 2023/2024. É um lugar onde, sem dúvida, a tradição se encontra com o conforto, criando memórias que vão ficar contigo pra sempre.

No Estribo, cada detalhe reflete a alma do Rio Grande: da arquitetura rústica e elegante às experiências que recriam a vida no campo. A hospedagem é daquelas que tu não precisa te preocupar com nada. É tudo incluso na diária. Tu não te preocupa com as refeições e aproveita ao máximo! Tudo é pensado pra que tu vivas cada momento sem estresse e, para os mais animados, oferecemos várias atividades extras. 

Cultura Gaúcha no Estribo

No Estribo, tu sente a alma do Rio Grande em cada canto. A arquitetura do lugar é uma viagem no tempo, parecendo as estâncias dos tempos dos nossos avós. Tudo é rústico, mas com uma elegância que só vendo. As paredes contam histórias, com artefatos e móveis que falam de um passado cheio de luta e de amor pela terra.

E a comida… bah, essa é de fazer qualquer um salivar! A gastronomia do Estribo é um espetáculo à parte: churrascos e pratos típicos preparados com o mesmo carinho e tradição de uma refeição feita em casa. E o mate, sempre presente, é mais que uma bebida, é um convite para uma boa prosa.

Atividades e Experiências Únicas

Cada atividade aqui é pensada pra te trazer um pouco mais perto das nossas tradições e raízes. No Estribo, tu vai te deparar com experiências campeiras que são um verdadeiro banquete pra alma do gaúcho. 

Além das cavalgadas que te levam pra conhecer cada canto da nossa terra, tem as demonstrações de cutelaria, uma arte fina que te permite criar algo com tuas próprias mãos.

A falcoaria é outro destaque, te aproximando das aves de rapina majestosas de um jeito que tu nunca viu. E na ordenha, tu sente o ritmo da vida no campo, junto com a pesca no açude, que é um momento de paz e conexão com a natureza.

Pra quem gosta de esportes, aventuras ou quer apenas relaxar, o Estribo também tem um monte de atrações bem sortidas como: quadra de beach tennis, passeio de quadriciclo, bicicletas, jardins espetaculares, Spa Flor de Tuna, piscina, shows de música, assados no fogo de chão, e mais um monte de coisas pra ninguém botar defeito. 

Dicas de viagem: da Serra Gaúcha até o Estribo

Conhecida pelas paisagens de arrepiar e pelas cidadezinhas cheias de encanto, a Serra Gaúcha fica uns 120 km de Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul. Pra chegar lá, tem de tudo: traslado, ônibus, táxi, Uber ou, se o coração pedir, ir dirigindo.

Agora, se tu tá desembarcando no Salgado Filho lá em Porto Alegre e quer dar um pulo na Serra, é bom ficar de olho nas opções de transporte. Se gosta de uma mordomia, tem serviços de traslado privativo que te pegam nos aeroportos de Porto Alegre e Caxias do Sul e te largam nas cidadezinhas mais turísticas da Serra Gaúcha. Daí é só chegar e aproveitar o caminho, vivente!

Melhor época? Qualquer uma, tchê. Porque o Rio Grande é lindo o ano inteiro. E a hospitalidade? Ah, essa é de primeira, com cada funcionário te fazendo sentir como se estivesse visitando a casa de um velho amigo.

Como ir da Serra pro Estribo?

Fácil de chegar, os campos do Estribo são uma base perfeita para explorar tanto as belezas do interior antes ou depois de visitar as maravilhas da nossa Serra Gaúcha.

Se o vivente sair de Gramado rumo ao Estribo em Santo Antônio da Patrulha, tem mais de um atalho pela querência gaúcha. Dá pra seguir pela RS-115, passando por Nova Petrópolis, e de lá encarar as coxilhas até chegar no Estribo. Outra opção é pegar a RS-235, passar por São Francisco de Paula e seguir a estrada até o destino.

Cada caminho é um causo diferente, com suas paisagens e histórias. Só fica atento nas curvas da estrada e aproveita o rastro de poeira que te leva até o coração do Estribo.

Seja qual for o caminho, o que importa é a jornada, vivente! 

Te esperamos, vivente!

Imagine tu, depois de dias na Serra Gaúcha, encerrar tua jornada com a autenticidade do campo gaúcho no Estribo? Ou então, passar uns dias nesses pagos e depois subir a Serra com espírito gaudério já marcado no teu coração?

Tchê, essa dica que tu acabou de conhecer lendo esse artigo, é pra poucos. Se eu fosse tu, vinha logo de mala e cuia pro Estribo vivenciar uma vida campeira, cheia de conforto e atrações que tu nunca mais vai esquecer. 

Agora que tu já sabe tudo isso, te aligera e faz tua reserva!

O Estribo tá te esperando de braços abertos e chimarrão na mão.

Trata de botar o Estribo na tua rota de viagem, seja antes ou depois de conhecer a Serra Gaúcha. Amarra teu cavalo por aqui e vem viver essa experiência única nos pagos do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *