Se tem uma coisa que a gente leva a sério aqui no sul, é a nossa culinária. Com um pé na tradição e outro na fartura, as comidas típicas da nossa região são um verdadeiro convite para quem visita o Rio Grande e quer explorar sabores autênticos e as histórias que cada prato carrega.
Neste artigo, vamos te levar pra uma viagem gastronômica por três comidas típicas da região Sul que tu precisa provar, pelo menos, uma vez na vida. Desde o churrasco, que é uma cerimônia entre os gaúchos, até delícias menos conhecidas fora dos nossos pagos, prepara o teu apetite e vem com a gente conhecer essas maravilhas que vão fazer tu te sentir em plena querência, mesmo que de longe.
Arroz Carreteiro
O arroz carreteiro, ou só carreteiro para os mais íntimos, é como uma espécie de risoto, mas com uma receita típica do solo gaúcho que utiliza o charque como carne. A tradição desse prato remonta das viagens dos tropeiros que, ao montar seus acampamentos pra descansar entre uma rota e outra, utilizavam a carne salgada e seca ao sol (o charque) misturada com arroz pra matar a fome.
Como eles ficavam dias e dias em viagem, esses eram os ingredientes ideais, afinal, resistiam intactos mesmo com a falta de armazenamento adequado. Hoje, cada família tem sua própria receita, e muitas já nem usam mais o charque, mas fica aqui a dica pra experimentar esse prato na tua próxima viagem ao Sul.
Churrasco
Este é um verdadeiro clássico né?! Não tem quem ouça falar do sul e que não pense direto no nosso bom e velho churrasco. Hoje ele já tá espalhado por todo o território nacional, e inclusive em outros países eles também fazem seu próprio “churrasco”. Sim, entre aspas mesmo, porque (modéstia à parte) não tem quem supere o nosso jeitinho de deixar a carne suculenta. E é justamente por isso que tu tem que provar essa iguaria aqui na nossa querência.
No Estribo, utilizamos a técnica da parrilla, mais comum no solo dos nossos hermanos argentinos. Reza a lenda que essa foi a primeira técnica criada pra assar a carne, também pelos tropeiros, que aprenderam com os indígenas em suas viagens pelas regiões na divisa entre Brasil e Uruguai, e Brasil e Argentina. Contamos mais detalhes dessa história numas das edições do Causos da Estância. Se inscreve pra não perder as próximas!
Além disso, a carne que usamos é 100% Red Angus, conhecida pela suculência, maciez e sabor superior! Hmmmm, não sei tu, mas a gente já fica com água na boca só de pensar no ritual típico de todo domingo: música gaúcha tocando, a graxa da carne caindo nas brasas, chimarrão passando de mão em mão… oigaletê!
Cuca
Depois de falarmos de dois pratos salgados, nada mais justo do que valorizar também um dos doces típicos da região, né?! A cuca chegou em solo gaúcho por influência dos imigrantes alemães que se instalaram por aqui, e, claro, acabou passando pela famosa adaptação do povo brasileiro pra ficar do jeitinho que a gente gosta.
Ela é como uma espécie de bolo, coberto por uma “farofa doce”, com diversos tipos de recheio diferentes, indo desde frutas (geralmente não muito apreciado pela gurizada), até o famoso mumu (nosso jeitinho de chamar o doce de leite).
2 receitas do Estribo que tu precisa conhecer
O objetivo do Estribo é proporcionar uma grande imersão dos hóspedes na cultura gaúcha e lógico que isso passa pelos elementos da culinária também. Por isso, nos dedicamos pra oferecer pratos pra todos os gostos, desenvolvidos pelo nosso chef Mauricio Nunes. E o melhor de tudo é que as três principais refeições estão inclusas no valor da diária, além de tu poder aproveitar de uma mesa reservada pra ti e teus acompanhantes do início ao fim da hospedagem, sem precisar ficar se preocupando em chegar cedo no restaurante pra pegar um lugar.
Agora que tu conheceu algumas das comidas típicas da região sul, como somos muito queridos e não queremos te deixar passando vontade até tua visita ao nosso pago, que tal aprender duas receitas do nosso cardápio pra reproduzir na tua cozinha?
Risoto de Tomate Cereja com Manjericão
Já que falamos do carreteiro, que tal uma receita de risoto que temos no nosso cardápio? Anota aí o que tu precisa pra se jogar na cozinha…
Ingredientes
500g de Arroz arbóreo
50ml de Vinho branco:
60g de cebola bem picada
2 Dentes de alho
250g de Tomate cereja
50g de Parmesão ralado
100g Manteiga
Manjericão
Sal
Pimenta
Azeite de oliva
Caldo de legumes aquecido.
Modo de Preparo
Comece refogando muito bem a cebola e o dente de alho. Acrescente o arroz e de uma boa aquecida nos grãos. Acrescente rapidamente o vinho branco e deixe ferver até perder o cheiro do álcool.
Na sequência, comece a acrescentar o caldo de legumes aos poucos e não pare de mexer.
Na metade do cozimento do arroz, acrescente metade do tomate cereja. Quando o arroz estiver al dente, acrescente o manjericão, a manteiga e o parmesão.
Por fim, desligue o fogo e mexa bastante todos os ingredientes juntos. Acerte o sal e a pimenta a seu gosto e, se quiser usar o segredinho aqui da estância, finalize com molho pesto de hortelã 😉
Creme de Moranga com Charque
Como tu já deve ter percebido, boa parte da nossa culinária tá voltada pra carne! Então, dá uma olhada nessa delícia de receita com charque…
Ingredientes
1 Moranga cabotia
15g de Gengibre
100g de Cebola
4 Dentes de alho
160g de Manteiga
50g de Charque
Sal
Pimenta
Modo de Preparo
Descasque a moranga inteira e corte em pedaços. Coloque-a pra cozinhar em água fervente até ficar bem macia.
Enquanto isso, refogue muito bem a cebola picada com 60g da manteiga e o alho. Com a moranga cozida, acrescente-a à mistura e deixe refogando por mais 5 minutos. Depois, triture tudo muito bem no liquidificador.
Retorne a mistura a panela e finalize com sal, pimenta e o restante da manteiga.
Sirva com charque dessalgado e desfiado.
E aí vivente, gostou desse artigo? Então vai curtir mais ainda o livro de receitas que preparamos pra ti! Acessa o link, preenche teus dados de forma gratuita, e confere as dicas do Estribo pra se jogar nas comidas típicas da região sul.