5 razões pra realizar passeios no Rio Grande do Sul

Na hora de escolher pra onde viajar, é sempre importante planejar pra poder curtir sem preocupações. Claro, um dos primeiros passos é decidir qual destino combina com a tua ideia de passeio ideal. Pra te ajudar, hoje vamos trazer 5 razões pra realizar passeios no Rio Grande Sul. Prepara teu mate e vamos lá!

Turismo no Rio Grande do Sul é diferente em cada região

Viajar é encantador e cheio de charme em toda a nossa querência, mas cada região tem as suas peculiaridades, fazendo com que toda cidade gere uma experiência única pro  visitante. Enquanto na campanha as longas planícies verdes criam paisagens únicas, na Serra a vida no campo ganha um toque europeu devido à imigração da região. Se na fronteira o sotaque é mais carregado no “e” e  no “r”, na capital as conversas com locais têm um tom mais cantado.

Mesmo com suas características únicas, todas as regiões têm alguns pontos em comum, que fazem do Rio Grande do Sul a escolha perfeita pra realizar passeios em qualquer dia da semana ou estação.

Entre no clima gaudério com a nossa playlist de músicas nativistas!

Confira 5 razões pra realizar passeios no Rio Grande Sul.

Se conectar com a cultura gaúcha

Sendo gaúcho ou não, todo mundo se apaixona pela cultura do nosso estado. Ela está presente na nossa rotina por meio de pequenos detalhes e, também, grandes gestos. Nos passeios por aqui, todo mundo consegue se conectar com o tradicionalismo de alguma forma.

Seja através da música nativista, da comida ou das atividades típicas da vida no campo, tu com certeza vai se divertir e entender um pouco mais sobre os motivos que fazem do Rio Grande do Sul um dos estados mais acolhedores e receptivos pros turistas.

Além disso, a cultura gaúcha é reconhecida por diversos jogos tradicionais, como a bocha, o quatrilho, a bisca e o truco. Se tu escolher fazer do Estribo a tua estadia durante um passeio no Rio Grande do Sul, por exemplo, tu vai poder incluir algumas dessas atividades na tua rotina.

 Fugir da rotina e do estresse

Com a pandemia, os casos de ansiedade e estresse aumentaram cerca de 25% mundialmente, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Os dados trazem números altos, e cada vez mais pessoas buscam ajuda psicológica ou psiquiátrica para realizar tratamentos relacionados à saúde mental. Além do tratamento profissional, fugir da rotina corrida e curtir um bom passeio também é benéfico para reduzir o estresse, ainda mais se for em contato com a natureza.

E pra ser um escape da realidade corrida, um passeio nos campos do Rio Grande é a melhor escolha. A tranquilidade é ainda maior se tu optar por fazer esse passeio em um hotel fazenda como o Estribo. Aí sim, tu não precisa se preocupar com nada, só em aproveitar as atividades oferecidas: a Estância tem refeições inclusas na estadia, recreação pra crianças e acomodações tri confortáveis.

Quer saber um pouquinho mais sobre como é uma estadia no Estância? Acesse o nosso e-book com o relato de uma viagem inesquecível.

Ter contato com o meio ambiente

Tá aí outro motivo pra visitar o Rio Grande que também auxilia a reduzir o estresse da correria de quem vive em grandes cidades: o contato com a natureza. A vida no campo, típica da cultura gaúcha, permite uma conexão com o meio ambiente e os animais como nenhuma outra!

Passar um tempo com a família, realizar atividades físicas e fugir do agito é a combinação perfeita pra um passeio. Aqui na nossa querência, tem opções pra todo mundo ter contato com a natureza do seu jeito. Enquanto os vovôs e vovós podem fazer a ordenha dos animais, a gurizada consegue correr e brincar nos campos e os casais mais aventureiros podem fazer trilhas ecológicas e encontrar belas paisagens.

Ativar as memórias afetivas

Se hoje a tradição gaúcha é tão forte, muito disso vem da história do povo local e de como todos os ensinamentos foram transmitidos de geração pra geração. Por isso, fazer um passeio pelo Rio Grande do Sul é como abrir aquele álbum de fotos antigas e relembrar cada momento.

Um passeio pelo campo possibilita ativar as memórias afetivas, revivendo momentos da infância e compartilhando-os com a gurizada, por exemplo. No Estribo, tu pode se divertir com jogos e brincadeiras de infância, como o carrinho de lomba ou ainda ouvir músicas nativistas no Espaço Tradição direto de um disco de vinil.


Na hora de fazer a mala, baixe o nosso checklist completo pra não deixar nada pra trás! 

Se apaixonar pela gastronomia

Bah, não tem como a gente falar de fazer passeios pelo Rio Grande do Sul sem mencionar a gastronomia típica, né? Não importa pra onde tu vá, sempre vai ter uma mesa farta pra se deliciar.

O melhor de tudo é que a culinária gaúcha é tri versátil, pra todo mundo poder comer bem. São pratos confortáveis, pra dar um quentinho no coração depois. Apesar das carnes, seja num churrasco no espeto ou na parrilla, serem as mais conhecidas, a culinária gaúcha tem muitas massas, devido à influência dos imigrantes italianos, pratos campeiros com um toque de sabor dos nossos vizinhos latino-americanos e, pra acompanhar, bons vinhos e cachaças produzidos nas nossas terras.

Se teu passeio for em um hotel fazenda como a nossa Estância, pode contar que tu vai amar cada refeição. Com ingredientes selecionados – e até cultivados na nossa própria horta – e muito cuidado no preparo, nosso cardápio tem sempre novidades pra todos. 

Bom né, tchê, razões não faltam pra fazer passeios pelo Rio Grande do Sul! Agora é só tu planejar tua folga e escolher pra onde ir. Aproveita a nossa dica e tenta te programar pra um passeio durante a semana, que aí não tem erro pra quem busca tranquilidade.

Na hora de reservar o hotel, busque um lugar que alie conforto, tradição e muita diversão pra todo mundo, como o Estribo. Não tem erro, tu vai te apaixonar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *