Às vezes tudo que a gente precisa é fugir para o meio do mato, né tchê?! Na correria do trabalho, faculdade, cuidar da casa, dos filhos, da vida social e por aí vai, nos deparamos em diversos momentos apenas precisando que o mundo pare pra gente descer. Que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu assim! É por isso que hoje vamos te dar algumas dicas pra aproveitar uma viagem na natureza e se desconectar.
A tranquilidade fora da selva de pedra
Que a vida na cidade grande é uma correria e pode despertar vários gatilhos para o estresse isso provavelmente tu já sabe, mas e se a gente te contar que a poluição também contribui pra esse estado? Pois é vivente, já existem pesquisas que falam sobre isso!
Há alguns anos uma equipe de pesquisadores da Universidade Fudan, na China, realizou um estudo sobre o assunto observando um grupo de universitários. Na pesquisa, foram analisados os efeitos que pequenas partículas podem causar no organismo quando inaladas após um período de 12 dias.
O que eles descobriram foi um aumento dos níveis de hormônios do estresse (cortisol, cortisona, epinefrina e norepinefrina). Assim como os níveis de açúcar, de aminoácidos, de ácidos graxos e de lípidos. Traduzindo: todos esses elementos, a longo prazo, podem causar doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e diabetes.
Ou seja, tirar uns dias pra relaxar ao ar livre de vez em quando não é uma má ideia, concorda?
Como desconectar com uma viagem na natureza?
Ok, tu entendeu a importância de tirar um tempo pra ti mesmo, mas agora pode estar se perguntando: “por onde eu começo”? É justamente pra isso que estamos aqui, pra te ajudar! Dá só uma olhada em alguns passos que podem te fazer se desconectar e, de quebra, pensar em aproveitar uma temporada em um resort no Rio Grande do Sul.
1 – Que tal ficar off?
A primeira dica é, literalmente, desligar seu celular. Ou pelo menos tentar utilizá-lo o menos possível. Afinal, como tu vai aproveitar tua viagem se ficar o tempo todo checando as últimas novidades nas redes sociais?
Claro, não estamos falando que tu não pode tirar fotos, verificar as notícias e responder as mensagens. Afinal, sabemos bem que no atual contexto do nosso mundo isso é praticamente impossível. Porém, tente fazer esse exercício de se desconectar do mundo virtual pra se fazer mais presente no mundo real!
Hoje a rede hoteleira sabe bem a importância de disponibilizar uma boa conexão para os hóspedes. Inclusive, aqui no Estribo temos um sinal de wi-fi excelente para aqueles momentos em que tu consegue dar uma escapada, mas precisa realizar as tarefas em home office. Mas ainda assim, incentivamos que realmente tu te desconecte e aproveite os outros benefícios que temos a te oferecer aqui na estância.
Tire um pouco os olhos da tela pra observar e valorizar a natureza que está à tua volta. 😉
2 – Conecte-se consigo mesmo
Se por um lado a dica é se desconectar da tecnologia, por outro a conexão consigo mesmo é um ótimo passo pra relaxar em uma viagem na natureza. Parece até uma coisa muito óbvia, mas será que tu realmente consegue se conectar com as tuas emoções na correria do dia-a-dia? Quantas vezes por dia tu, por exemplo, observa o ritmo da tua respiração? Ou então tira um momento pra fazer algo que tu gosta, sem nenhum tipo de pressão por resultados? Até mesmo na hora das refeições… quanto tempo faz que tu não para pra provar uma comida diferente, com toda a atenção pra saborear esse momento? Tu consegue identificar o que tem sentido nos últimos tempos?
Perguntas existenciais, nós sabemos… Mas, falando sério, o simples fato de parar alguns minutos, tentar se desligar do mundo exterior e se conectar com o próprio corpo pode reduzir e muito os níveis de estresse. E uma viagem na natureza gaúcha pode ser o programa ideal pra te ajudar nessa missão.
Isso porque a calmaria das árvores, o canto dos pássaros, o barulho da água, o cheiro de terra molhada e tudo mais que só o campo pode proporcionar, te ajuda a se manter mais calmo e a entrar neste estado de espírito. Inclusive, por que não aproveitar pra tentar fazer uma meditação? Ou então começar a praticar yoga?
3 – Aproveite o que a natureza tem a te oferecer
A última dica é, claro: explorar! Contemplar a natureza é o primeiro passo pra se desprender da correria e relaxar, mas pra se conectar (consigo mesmo e com a natureza) tu também precisa estar disposto a se jogar numa aventura, seja ela qual for. Tu pode escolher uma caminhada em uma trilha, um passeio a cavalo, uma leitura à beira da piscina. Todas as opções são válidas. O importante mesmo é aproveitar tudo que uma viagem na natureza possa te oferecer.
Pra desconectar da rotina e dar espaço à conexão com a natureza é importante estar atento aos detalhes. Como, por exemplo, observar o comportamento dos animais, ou então procurar a beleza em um dia de chuva, reparar no calor do sol entrando pelos poros da tua pele, ou até mesmo descobrir músicas novas, cheias de significados, que podem te encantar. Pequenos detalhes que realmente te colocam num estado de calmaria e relaxamento.
Além disso, se a tua viagem na natureza for no Estribo tu terá uma série de opções de atividades, internas e ao ar livre, pra todo tipo de aventureiro. Então, use e abuse delas pra respirar fundo e se desconectar da rotina.
E aí tchê, gostou das nossas dicas? Então dá só uma olhada nesse baita relato de viagem de um jornalista que esteve aqui na nossa querência e compartilhou um pouco da sua experiência!
E, claro, depois de ler, prepara tuas malas e agenda tua viagem na natureza aqui no Estribo. Estaremos esperando por ti com um mate na mão!
lugar fantástico ,desde a chegada até a saída somos contagiados pela energia dos anfitriões e funcionários ,tonando tudo muito mais especial ,vontade não falta de voltar ,para bens por fazer o simples tao bem feito
lugar paradisíaco ,desde a chegada até a saída somos contagiados pela energia dos anfitriões e funcionários ,tonando tudo muito mais especial ,vontade não falta de voltar ,para bens por fazer o simples tao bem feito