Onde descansar no Rio Grande do Sul?

Conseguiu uns dias de folga pra fazer uma viagem especial e quer aproveitar esse período no sul do país? Que ótima notícia, tchê! Mas, tu conhece lugares onde tu pode descansar no Rio Grande do Sul? Ainda não? Então confere esse baita artigo que a gente preparou, cheio de dicas pra ti! 

Que tal um descanso fora do óbvio?

O Rio Grande do Sul é um estado cheio de pontos turísticos pra se conhecer (assim como todas as localidades do Brasil, diga-se de passagem, porque nosso país é demais pra quem curte conhecer novas culturas). Por aqui a colonização foi feita tanto por Portugueses quanto Espanhóis e, além deles, vivem por aqui descendentes de Italianos, Alemães, Poloneses, enfim, a lista de nacionalidades é grande.

Isso faz com que o nosso estado tenha diversas cidades com tradições baseadas em culturas diferentes, que têm impacto na arquitetura, na alimentação, nos espetáculos culturais e por aí vai. Aqui no nosso blog já trouxemos algumas dicas de cidades bem tradicionais quando o assunto é turismo, como Gramado e Bento Gonçalves. Mas e que tal hoje tu conhecer algumas dicas um pouco menos convencionais pra explorar mais belezas que o Rio Grande do Sul tem a te oferecer? 

Dá só uma olhada em lugares fora do óbvio onde tu pode descansar no RS!

1 – Eco Parque Nova Roma do Sul

Crédito: Thais Strapazzon

Começando com um lugar cheio de aventuras! O Eco Parque, em Nova Roma do Sul, é um parque de aventuras que fica um pouco mais distanciado do movimento da cidade, no meio da mata e da natureza. Lá tu pode se hospedar com a tua família (tanto num acampamento montado por vocês, quanto nas cabanas que o parque coloca à disposição), ou então só ir passar um dia de diversão. A escolha é toda tua.

O mais legal é que as atividades são pensadas pra todo tipo de público, com opções que vão desde o arvorismo e a tirolesa, até o rapel de cascata e o salto de bungee jump. 

2 – Lagoa da Harmonia

Agora, se tu tá procurando um lugar mais contemplativo, pra relaxar e apreciar as belezas da natureza, tu pode optar por descansar na Lagoa da Harmonia, em Teutônia. Lá tu também pode se hospedar nas cabanas disponibilizadas pela equipe, ou então ir apenas pra curtir um dia de sol ao redor do lago, andando de pedalinho, tomando um chima e, quem sabe, se aventurando na subida do morro que dá acesso à uma vista da cidade de tirar o fôlego. 

3 – Pico do Monte Claro

Crédito: Thais Strapazzon

Por falar em paisagem de tirar o fôlego, outro lugar pra lá de lindo que vale a pena conhecer é o Pico do Monte Claro, em Veranópolis. O lugar foi descoberto por acaso, por moradores da região, e o que era um simples terreno privado acabou se tornando uma opção de negócio para o proprietário, que percebeu a empolgação dos visitantes. Aos poucos o local está passando por obras pra receber cada vez mais turistas, que vão poder acampar ou se hospedar por ali. 

Mas, ele continua aberto pra quem só quer passar conhecer. Com balanços de vista infinita, o pico proporciona um contato inexplicável com a natureza. Além de lindas fotos, claro! 

 4 – Minas do Camaquã

Por falar em paisagem de tirar o fôlego, que tal visitar um lugar pra apreciar a beleza das águas cristalinas? Estamos falando das Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul. A história aponta que essa foi a segunda mina de cobre mais antiga do nosso país e hoje ela guarda toda essa história, com equipamentos ainda preservados no local e um vale de rochas que é considerado uma das sete maravilhas do estado. 

Vale mencionar também que o acesso ao local é feito por estradas de chão, ou seja, ideais pra quem curte fazer uma trilha. 

5 – Morro Reuter

Lavender plants growing in a field

Agora, se tu tá procurando um lugar de descanso no Rio Grande do Sul que seja mais romântico, pra passar um tempo com aquela pessoa especial, te aconselhamos visitar a cidade de Morro Reuter. Por lá, a lavanda é a grande inspiradora e a responsável por diversos pontos turísticos. Por isso, a cidade preza muito pela natureza, com ruas arborizadas, ar puro, mata nativa, vales e por aí vai. 

O cheirinho de lavanda acompanha cada passo dado pela cidade e, acredite, torna tudo muito mais romântico!

6 – Maria fumaça em Garibaldi

E, por falar em passeio romântico, não podíamos deixar de lado a Maria Fumaça que atravessa alguns municípios da Serra Gaúcha, como Garibaldi. Além de ter toda uma aurea de época, durante o passeio no antigo trem tu também poderá aprender mais sobre as tradições dos descendentes dos povos italianos que ainda vivem na região, se deliciar com as iguarias típicas de sua culinária e apreciar as belezas da natureza.

 Descanso no Rio Grande do Sul em meio à natureza

Agora, se além de passear pelo estado tu também tá a procura de um lugar incrível pra se hospedar, também podemos te ajudar nessa missão. Confira algumas dicas do que tu precisa ficar atento no momento de fazer a tua escolha e agora dá só uma olhada nessa baita dica de um lugar que une sofisticação, requinte, contato com a natureza e com a história do Rio Grande do Sul, tudo em um só lugar… 

Estribo Hotel Estância

É claro que estamos falando da nossa estância né, tchê! Não tem lugar melhor pra se hospedar no estado que não em um dos melhores hotéis fazenda do Brasil! 

Por aqui tu encontra tudo o que citamos em cada um dos pontos turísticos deste artigo e muito mais. Tem atividades pra toda família, culinária típica, contato com a natureza, acomodações confortáveis e até o cusco é bem-vindo

Confira os diferenciais do Estribo e tudo que tu pode encontrar por aqui! 

Por falar em estância…

E, mais uma dica antes de tu ir embora, tchê. A Estância das Oliveiras, é outro lugar tri pra tu conhecer as belezas do estado e descansar. Localizada em Viamão, junto do complexo da Quinta da Estância, ela foi criada pra que tu possa viver uma experiência de contato com a natureza, ao mesmo tempo em que experimenta as delícias criadas a partir das olivas plantadas na própria localidade. 

Agora sim, tu tem todas as informações necessárias pra saber onde descansar no Rio Grande do Sul e fazer a tua escolha. falta arrumar as malas! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *