A tranquilidade e simplicidade da vida no campo são um atrativo e tanto pra quem procura viajar pra relaxar. Aqueles que decidem buscar no Rio Grande do Sul essa paz, ainda levam de brinde a imersão em uma cultura rica, repleta de detalhes encantadores. Pensando nisso, hoje te ajudamos a escolher os melhores lugares pra conhecer no Rio Grande do Sul e aproveitar um bom passeio no campo.
De norte a sul do estado, tu pode se encantar com lugares incríveis
Mas bá! Se tu pensa que só na capital gaúcha se encontram os melhores lugares pra conhecer no Rio Grande do Sul, chegou a hora de deixar essa crença de lado. O nosso Rio Grande é repleto de belezas incríveis nos seus quatro cantos, da adorável e gelada região da serra gaúcha ao calor da fronteira.
Quer curtir com muito conforto? Faz a tua reserva no Estribo!
Cada cantinho do estado tem as suas manias e especificidades, que fazem da cultura gaúcha tão rica em tradição. Porém, uma coisa é possível encontrar em todas as regiões: a vida no campo e a calorosa recepção do povo gaúcho.
Te aprochega e confere nossas dicas de lugares pra visitar!Na hora de fazer a mala, não esquece a bombacha e a cuia! Baixe o nosso checklist pra levar tudo o que precisa.
Parque Gaúcho – Gramado
Gramado é conhecida como a cidade mais turística do estado e, claro, a cidade não deixaria de contar com espaços tipicamente gaudérios para encantar seus visitantes. O Parque Gaúcho é o único parque temático do mundo que resgata a origem e evolução do gaúcho.
O parque conta com o Memorial do Gaúcho, Lanchonete temática (Pulperia), Arena de doma, Programa de resgate de animais crioulos, Galpão mirim (um espaço lúdico que ensina tradições gaúchas especialmente para as crianças), Horta orgânica e herbário e Mangueira para apresentações da lida campeira. Outro atrativo é a Cidade dos Gaúchos, o espaço interativo que traz os principais tipos de habitação do interior do pampa no século XVIII.
Guatambu Estância do Vinho – Dom Pedrito
Nas planícies da campanha gaúcha, a Guatambu Estância do Vinho é o local ideal pra quem busca aproveitar a vida no campo e tomar um bom vinho. A Guatambu é uma vinícola boutique que trabalha com administração familiar, em pequena escala.
A vinícola tem a típica comida campeira em perfeita harmonia com os vinhos feitos a partir de uvas próprias. No passeio, tu aprende um pouco sobre a história local e, também, sobre como a região da fronteira também é palco da vitivinicultura gaúcha.
Ruínas de São Miguel das Missões
Declarado Patrimônio Mundial pelo UNESCO, desde 1983, o Sítio Arqueológico de São Miguel faz parte do roteiro internacional Iguassu-Missiones. O local é considerado um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas dos índios Guarani em todo o mundo. Nas ruínas e na cidade de São Miguel como um todo, tu tem a chance de aprender muito enquanto faz um passeio de belas paisagens.
As “Missões” trazem um pouco da história do catolicismo no Rio Grande do Sul, religião de forte presença até hoje no estado. Além das ruínas, a cidade também criou o Museu das Missões, que guarda uma importante coleção de esculturas sacras dos Sete Povos.
Acessa nossa playlist do Estribo pra ir escutando no caminho do teu passeio campeiro.
Cidade de Piratini
Destino histórico pra se encantar, a cidade de Piratini traz em sua arquitetura charmosa detalhes da época da Revolução Farroupilha. A preservação dos prédios antigos que pertenceram a grandes figuras da época surpreende os turistas, que têm a oportunidade de conhecer de perto um pouco mais sobre essa parte da história do Rio Grande do Sul.
As construções coloridas trazem placas com informações históricas e muitos dos espaços públicos da cidade estão localizados nesses prédios, como a Biblioteca e a Câmara Municipal. Ah, mas não se engane, antes mesmo da chegada dos farroupilhas, Piratini já era povoada por famílias açorianas.
Campos de cima da serra
Na parte mais alta do Rio Grande, os campos de cima da serra são um charme à parte pelas paisagens de verde sem fim. A região traz consigo a Rota Turística dos Campos de Cima da Serra, composta por dez municípios. Com um passeio desses, tu consegue se sentir no clima local. Tira as bombachas do armário e te prepara pra uma cavalgada!
Em uma viagem pros campos, o que não pode faltar é uma visita aos cânions e ao Parque Nacional dos Aparados da Serra. Contudo, não é só isso, a região também oferece outros cânions, cachoeiras, trilhas, passeios a cavalo, charmosas pousadas e muito mais.
Coloque o Estribo na tua lista de melhores lugares no RS pra conhecer
Localizado em Santo Antônio da Patrulha, o Estribo Hotel Estância é um hotel fazenda onde as raízes da cultura gaúcha fazem parte do dia a dia de nossos hóspedes. Aqui, tu pode descobrir os segredos da nossa querência e se conectar com o tradicionalismo gaúcho.
Por aqui, tu e a família conseguem aproveitar por completo, com atividades pensadas pra todos e um cardápio tri saboroso. A gurizada pode curtir a recreação até às 22h, enquanto os vovôs jogam bocha e o casal relaxa na piscina. Depois, todos podem cantar as músicas nativistas nos shows com os melhores nomes tradicionalistas do estado. Ah tchê, o Estribo também é pet friendly, então pode trazer os cuscos.
Nós temos diversas opções de acomodações, com suítes e apartamentos completos tri confortáveis. A Estância dispõe capacidade para receber até 178 hóspedes.
Além disso, o contato com os animais da fazenda começa ao entrar nos portões do Estribo. Nossos hectares são repletos de verde, mas também, cavalos, coelhos, patos, ovelhas, pavão e muito mais. Outro diferencial está nos nossos campos pra criação de gado red angus.E aí, tu já ficou com vontade de vir conhecer o Estribo? Então prepara a mala e faz a tua reserva!